Clínico Geral

· 3 min read
Clínico Geral

Geralmente, a doença tem seu início de forma silenciosa e precisa de acompanhamento. O clínico geralmente é aquele considerado médico da família e que pode atuar tanto em clínicas como em urgências e emergências. A área  é responsável por analisar o paciente por completo uma vez que conhece o corpo como um todo e com profundidade e dessa forma também indicar o melhor tipo de tratamento e a procura por um especialista em específico se necessário. Ao ser encaminhado para um médico especialista, é importante que o paciente continue fazendo o acompanhamento com o clínico geral, pois diferente deste, o especialista terá em foco o que foi recomendado pelo clínico geral. Como dito acima, durante a primeira consulta com um médico clínico geral ocorre a anamnese, procedimento o qual todo o histórico do paciente é levantado. O exame físico também é realizado e é de muita importância para a constatação da saúde física do paciente.

  • Os programas governamentais de atendimento à saúde básica empregam esses profissionais com facilidade, pois eles realizam um acompanhamento médico preventivo e de longa duração.
  • Quando há um médico de confiança que conheça o histórico da vida do paciente é mais vantajoso e eficiente a atuação deste profissional, podendo até se tornar médicos da família como há em muitos casos.
  • Possui especialização em Radiologia do músculo esquelético pelo Hospital do Coração de São Paulo .
  • Com o acesso mais facilitado à internet, muitas pessoas procuram respostas para seus problemas de saúde, mas nem tudo pode-se confiar e por isso é importante lembrar que o diagnóstico quem faz é o médico profissional.


Quando se diz que esse especialista aborda “todas as queixas não cirúrgicas”, parece muita coisa. O dr.  cirurgia cardíaca tavi , clínico geral que atua no consultório, emergência e ambulatório de hospitais da Rede D’or do Recife, explica que é mais fácil excluir o que a área não abrange. Já aconteceu de você passar por vários médicos, sair com uma lista enorme de remédios e, mesmo assim, não conseguir tratar o seu problema? Entenda o que o clínico geral estuda, quais são as doenças que ele pode tratar e quando o procurar. O cuidado preventivo é de extrema importância, pois um paciente que faz visitas periódicas a um clínico geral tem maior possibilidade de descobrir precocemente caso ocorra alguma doença. No entanto, o tratamento se limita aos casos de baixa complexidade, deixando os complexos para colegas de outras especialidades.


O Que Você Não Sabia Sobre O Clínico Geral


Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 55 mil médicos e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu email. Sem dúvida, essa é uma dúvida comum da população e que pode confundir até mesmo os profissionais da área na hora de definir sua especialidade médica.  Contudo, no Brasil, toda essa vivência fazia parte do conteúdo da residência de clínica médica.

Recorrer Sempre Ao Mesmo Profissional Permite Melhor Avaliação Verdade


Treinamento e aperfeiçoamento na pós-graduação dos profissionais paramédicos ou afins." Outro fator que concorre fortemente, pela humanização da medicina é a des­ centralização do ensino, isto é, do hospital para os ambulatórios, postos de saúde, e, se possível até à residência do doente. Entre as sugestões válidas ao planejamento para a formação do Clínico Geral ou Médico de Família, que estão ligadas à humanização da Medicina, devem constar e serem devidamente enfatizadas as opiniões da comunidade do  paciente e do estudante de Medicina.


O clínico geral é o médico habilitado para atender diferentes doenças e, principalmente, promover a saúde do organismo como um todo. Esse profissional possui um olhar completo do indivíduo e está apto a solucionar 70% das patologias, segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. As unidades do Centro de Diagnósticos contam com atendimento humanizado e parque tecnológico moderno, seguindo rigorosos controles de qualidade.